Sobre

A Praça Sáenz Peña (cujo nome é mais conhecido na grafia popular “Saens Peña”) é um logradouro situado no bairro da Tijuca, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Constitui-se no principal centro comercial e social do bairro.

Na década de 1820, a Tijuca era um arrabalde rural, marcado pela presença de chácaras particulares e fazendas de café.

À época, nas proximidades da atual Praça Sáenz Peña, instalou-se uma fábrica de chitas – na verdade uma estamparia que manufaturava tecidos indianos – considerada uma das primeiras indústrias do país. O arruamento onde se localizava passou a ser conhecido como Rua da Fábrica das Chitas (atual Rua Desembargador Isidro) e o entroncamento do antigo Caminho do Andarahy Pequeno (atual Rua Conde de Bonfim) com a Travessa do Andarahy, que atravessava os terrenos de propriedade do Barão de Bonfim, de D. Isabel Martins e de D. Maria Bibiana de Araújo, a ser conhecido como Largo da Fábrica.

Ao longo do século XIX a Tijuca foi se tornando um bairro de veraneio da aristocracia carioca. O próprio imperador D. Pedro II lá costumava passar algumas temporadas com a família, em casas de amigos.